segunda-feira, 29 de setembro de 2008

MUSICA FRANCESA - MUSICA LATINA

A diva da canção francesa é Edith Piaf. Piaf influenciou todos os que se lhe seguiram. Mas a figura canónica da música de língua francesa é Jacques Brel, um belga que fez a sua carreira em França. Brel influenciou tudo, incluindo numerosos autores ingleses e americanos. As suas canções estão traduzidas para imensas línguas e existem dezenas de versões das mesmas. Scott Walker venera-o tanto que lhe dedicou um disco inteiramente preenchido com canções suas.
Na canção francesa merecem destaque Georges Brassens, Leo Ferré, Jean Ferrat e Serge Gainsbourg. Destes, o mais original e importante é Brassens. Entre a chanson e o pop existem dois nomes que editaram alguma boa música em 60 e que tiveram um imenso êxito em Portugal: Gilbert Bécaud e Charles Aznavour.
A pop francesa teve em 60 uma elevada qualidade. Michel Polnareff, Françoise Hardy e Jacques Dutronc e ainda Adamo, Nino Ferrer e Antoine são os principais protagonistas. Sylvie Vartan e Johnny Halliday foram duas figuras que à época tiveram grande êxito.
Em Itália destacou-se Rita Pavone, que cantava canções de Nino Rota,
autor das bandas sonoras dos filmes de Fellini.
Em Espanha, há que referir em primeiro lugar Paco Ibañez, um grande compositor. Joan Manoel Serrat, o grupo Aguaviva, Luis Lach e Maria del Mar Bonet são nomes importantes de 60 e 70.

Sem comentários: