quinta-feira, 25 de setembro de 2008

JAZZ

O jazz evoluiu nos seus primórdios graças ao talento dos seus instrumentistas, nomeadamente de alguns pianistas e saxofonistas. Um dos mais influentes e inovadores, compositor dotado e exímio pianista, foi Duke Ellington. O seu contributo para a evolução do jazz é inestimável.
As grandes mudanças na evolução das formas do jazz começarão em meados de 40 com Charlie Parker e o movimento Bop. Em 50 aparecerá o cool e Miles Davis. Este passará por diversas metamorfoses estilísticas até atingir o zénite com 'Bitches Brew' em 1970. Thelonious Monk - autor de 'Round Midnight', um dos melhores standard do jazz moderno -, Charles Mingus e o Modern Jazz Quartet, entre outros, afirmar-se-ão, dando um cunho decisivamente moderno ao jazz.
Estava, no entanto, ainda para vir a mais profunda revolução no jazz moderno: o free jazz, que terá em Ornette Coleman, John Coltrane, Albert Ayler, Cecil Taylor e Sun Ra as suas figuras mais destacadas. Destes, é porventura John Coltrane quem, com a sua criatividade inovadora, mais profundamente marcou o seu tempo e é por muitos considerado o maior génio musical do jazz.
Nos anos 70, entre outras figuras, destacam-se o saxofonista Anthony Braxton, o Art Ensemble of Chicago e o pianista Keith Jarrett, autor do famoso disco 'Koln Concerts'.

Sem comentários: